Aposentado tem direito a receber o PIS?

3.5
34

Pis para Aposentados do INSS

Muitas pessoas não sabem, mas há situações em que os aposentados podem sacar o PIS. Não seria muito bem vindo um dinheirinho extra para ajudar a pagar as contas no final do mês? Isso é possível por meio do PIS para aposentado.

pis-para-aposentados

Esse é um dinheiro que muitas pessoas nem sabem que têm direito e acabam esquecendo.  No entanto, geralmente o valor do PIS é considerável e pode contribuir com a renda familiar. Se você não sabia dessa possibilidade ou não tem a mínima ideia do que fazer para solicitar o seu ou, ainda, se tem ou não direito a receber, vamos te explicar tudo no artigo.

Há, também, alguns requisitos para aposentado sacar o PIS. Saiba tudo sobre PIS de aposentado acompanhando o artigo abaixo.

Quando o aposentado pode receber PIS?

Segundo o Governo Federal, havia quase 8 bilhões de reais à disposição para aposentados receberem PIS. Esse é um valor extremamente considerável, ainda mais em vista de se tratar de tempo de crise.

Desse modo, não deixe o seu dinheiro com o governo federal. Melhore a sua vida e a de sua família com o dinheiro do PIS para aposentado. Mas nem todo mundo pode receber o PIS aposentado, como veremos a seguir.

No entanto, para que o aposentado receba o PIS, é preciso que ele preencha alguns requisitos, como:

  • Ter inscrição no PIS até 04 de outubro de 1988
  • Ter mais de 70 anos de idade

Caso o aposentado ainda continue trabalhando com carteira acima, mas preencha as situações acima, também pode sacar o valor do PIS.

Outras pessoas que têm direito ao PIS são os aposentados por invalidez.

PIS para aposentados por invalidez

No caso dos aposentados por invalidez também é possível fazer o saque do PIS, mas desde que ele nunca tenha sacado. Isso porque uma das condições da manutenção da aposentadoria por invalidez é não ter novos vínculos empregatícios.

O procedimento para o recebimento de PIS por aposentado é o mesmo, como você poderá ver abaixo.

aposentado-tem-direito-ao-pis

Como pedir PIS para aposentado?

Há duas formas para pedir o PIS:

  • Abono salarial: inscrição do PIS por no mínimo 5 anos e trabalhar por menos de 30 dias como celetista
  • Cotas: se for o caso, o aposentado poderá fazer o saque em determinados períodos, desde que tenha cadastro entre 1971 e 1988.

Depois disso, é só comparecer a uma agência da Caixa (PIS) ou Banco do Brasil (Pasep) e solicitar o saque, sempre com os seus documentos pessoais em mãos.

Caso você tenha alguma dúvida, pode realizar consultas no site da Caixa Econômica Federal, caso o aposentado tenha sido trabalhador celetista ou pelo site do Banco do Brasil, se foi servidor público.

Conseguiu retirar todas as suas dúvidas a respeito do pis para aposentado? Caso tenha restado alguma dúvida, não deixe de contatar os bancos mencionados.

Não deixe de tomar essa providência. Isso porque o dinheiro do PIS é extremamente considerável e pode ajudar na sua composição de renda, ainda mais em tempos de crise.

Mais sobre o PIS 2019

  • fgts-pagamento-150x150FGTS 2019 Consulta de Saldo, Pagamento FGTS 2019 Consultar Saldo, Extrato Online A tecnologia auxiliou em mais rapidez e segurança na prestação de serviços públicos. Para melhor o atendimento à população foi criada a consulta […]
  • pis-pasep-2019-150x150PIS PASEP 2019 – Consulta, Tabela, Pagamento Calendário PIS PASEP 2019 Estas siglas vocês já devem ter ouvido em algum lugar, mas não sabe exatamente o que significa? Vamos inicialmente saber o significado de cada sigla, do que se […]
  • seguro-desemprego-150x150Seguro Desemprego 2019 Consulta, Agendamento Agendamento Seguro Desemprego 2019 Consulte como solicitar o seu Seguro Desemprego e agendar a sua solicitação para este direito. O Seguro Desemprego 2019 vem a ser um beneficio […]
  • consultar-pís-online-150x150Consultar PIS 2019 Online – Receber PIS 2019 PIS 2019 Consultar Valor que vai Receber Em tempos de crise econômica, onde muitas pessoas ou estão desempregadas ou estão com muitas dívidas, um dos benefícios mais aguardados é o PIS […]
  • bolsa-familia-calendario-150x150Calendário Bolsa Família 2019 Bolsa Família 2019 Calendário Acompanhe as datas do pagamento do beneficio em 2019 e não perca o seu direito em relação ao projeto social Bolsa Família. A Caixa Econômica Federal, […]
  • 5Pis 2019 Tabela Tabela PIS 2019 Você é trabalhador do setor privado?  No caso você tem direito ao PIS e às vezes nem sabe que tem esse direito. Vamos conhecer sobre este benefício e conferir a tabela do […]
  • pis-cofins-150x150PIS COFINS PIS/COFINS o que é Com certeza você já deve ter ouvido falar em PIS, mas e o que é o PIS COFINS?  Saiba a seguir o que é cada um deles e sua importância. O PIS é o Programa de […]
  • cartao-cidadao-consulta-de-saldo-150x150Cartão Cidadão – Consulta PIS, Saldo, Extrato Cartão cidadão O cartão cidadão é uma espécie de cartão magnético onde são depositados valores relativos a pagamentos feitos pelo governo federal. O cartão cidadão é expedido pela Caixa […]

33 Comentários em “Aposentado tem direito a receber o PIS?

  1. Sou aposentado desde março/2016, sempre que faço cobsulta do pis através do cartão cidadão, a respota é sempre zero. Será que não tenho direito. Sou registrado desde 1976.

    1. Sou aposentado desde de maio de 2016, me deram a cota do pis no fui cadastrado em 31/12/1971, pelo Banco francês e Italiano,Sudameris, e foi transferido para a CEF, e a minha cota do pis só deu .R$.1.560,00, eu com 62, anos será que ainda tenho o direito de Receber, pq na época eu tinha 14, anos de idade.
      grato.

  2. Me aposentei em 1983, por tempo de contribuição.Minha inscrição no PIS é de 31/01/1972, portanto bem antes de 1988.Resgatei minhas cotas, até então, em 2007. Mesmo assim, tenho direito a algum saldo credor do PIS ?

  3. Bom dia, tenho 55 anos de idade e me aposentei em abril de 2017; Pergunto: Pela idade então eu não tenho direito nem aos rendimentos do PIS? Pois vinha recebendo esses rendimentos até 2016, antes de me aposentar em 2017.

  4. Recebi minha carta de conceção de aposentadoria quando posso receber meu pis.meu pis e de 1980 .

  5. Trabalhei 19 anos fui mandada embora estou recebendo auxílio doença do inss e quero saber se pósso receber o pís

  6. Já Tô mim aposentando eu quero saber se depois da minha aposentadoria eu tenho direito da retirada de todo meu pis o meu cadastro foi em 1987 tô mim aposentando por invalidez mais tenho contribuições

  7. Me aposentei no inicio de 2009 por tempo de contribuição, tenho 61 anos de idade. Trabalhei registrado de 1979 a 2009; tenho direito ao Pis Pasep?…….Obrigado!!!

  8. Sou aposentado desde 2010, mas continuo trabalhando e pagando o INSS, gostaria de saber porque não tenho direito ao PIS.

  9. tenho 58 anos aposentei 2017 e ainda trabalho c cart.assinada, antes de me aposentarja eto trabalhando tenho direito ao pis 2019

  10. Quando me aposentei tirei um dinheiro do PIS será que tenho algum ainda

  11. Me aposentei em 2007 e saquei o PIS… Queria saber se tenho direito a alguma diferença ou revisão ?

  12. Sou aposentado, por invalidez, desde 2002, eu tenho direito à receber o Pis !? Minha idade são de 60 anos! Caso tenha, comoproceder?Obrigado!

  13. Me aposentei em 2014 por invalidez será que tenho direito nas cotas do pis?

  14. eu me aposentei um novembro de 2011 e continuo trabalhando eu tenho direito de receber esse pis . tenho 66 anos .

  15. Bom dia, a todos.
    Aposentei-me em 31/08/2013 por tempo de contribuição – tinha 60 anos por tempo de contribuição, continuo trabalhando, na mesma empresa e com o mesmo contrato de trabalho, acredito ter direito ao PIS mas não venho recebendo, como proceder?
    Hoje aos sessenta e cinco anos, com 40 anos de contribuição posso requerer mudança da aposentadoria por tempo de contribuição para aposentaria por idade? – Isso elevaria meu beneficio para o teto máximo, certo?

    Muito grato,

    Cezar Munford

  16. Eu tenho carteira de trabalho registro desde 1972 a1988 porque eu fui ver n banco nossa caixa nao tinha nada será.que com aposentadoria foi retirada o que é do meu direito de cidadania Maria Aparecida Carvalho.

  17. Queria sabe se minha mãe tem direito a recebe o abono salarial do meu pai que era aposentado e que faleceu em 2013

  18. me aposentei por invalidez em setembro 2017 só saquei o fgts queria saber se tenho algum direito de sacar o pis

  19. me aposentei em 2o16 tenho 50 anos recebi o saldo o ano passado mais continuo trabalhando e ai tenho temho direito a receber o pis ou na0

  20. Me aposentei em fevereiro de 2016 e resgatei o meu pasep na época. Ainda tenho alguma coisa a receber? Me encontro dentro dos padrões acima citado, porém não sei se tenho algum direito por ter sacado o pasep na época em que me aposentei.

  21. Sou José da Silva mim aposentado por tempo de serviço agora eu tenho direito ao PIS 2019

  22. Estou aposentado e continuo trabalhando na mesma empresa de carteira assinada tenho. Direito de receber o PIS

  23. ME APOSENTEI EM 2014 POR INVALIDEZ PEGUEI MEU SALDO DO PIS. SERÁ QUE TENHO DIREITO DA COTA DO PIS? GOSTARIA DE RESPOSTA OK

  24. boa tarde,
    Meu pai tem cadastro no PIS, desde 1981 e trabalhou ate 1996…
    tem 8 anos de aposentado.
    Fiz a consulta pelo PIS e CPF, o saldo ta ZERO
    Ele tem direito ou não.

  25. ola eu sou aposentado por tempo de serviço desde 2016 eu trabalhei ano passado 10 meses de carteira assinada tenho direito ao pis?

  26. Estou aposentado por tempo de contribuição desde de abril/18, na época abri conta poupança na CEF e todo o FGTS foi transferido para esta conta. Fui informado que, ainda estou trabalhando, que o FGTS recolhido pela empresa passaria a ser depositado nesta conta, é o que vem acontecendo mês a mês.
    Minha dúvida é sobre o PIS. Como meu salário era acima do teto, eu só sacava o rendimento, mas quando me aposentei recebi um valor maior de uma única vez.
    Hoje, quando consulto o meu PIS pelo APP da caixa recebo a mensagem “Usuário sem Cadastro Social”.
    Gostaria de saber se esta informação procede e se pelo fato de continuar trabalhando eu ainda sou taxado de alguma coisa relacionado ao PIS?
    Agradeço a atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *