Carteira de Trabalho Digital Como Funciona, Como Fazer

Tirar Carteira de Trabalho Digital

Devido a atualizações feitas pelo ministério do trabalho e emprego, são muitas as dúvidas sobre como funciona a Carteira de Trabalho Digital.

carteira-de-trabalho-digital

Antes o processo envolvido em como fazer a carteira de trabalho era conhecida pelos trabalhadores que compareciam ao SINE, Sistema Nacional de Emprego, de sua cidade e solicitava o documento.

Depois disso, o trabalhador deveria apenas aguardar a data determinada para retirar o seu documento.

Porém recentemente ocorreram mudanças que visam otimizar os procedimentos e tornar muito mais fácil o acesso às informações do histórico de trabalho dos trabalhadores brasileiros através da Carteira de Trabalho Digital.

Carteira de Trabalho Digital Como Funciona

Para entender como funciona Carteira de Trabalho Digital é indispensável saber que esse documento, também conhecido como CTPS, é um documento obrigatório para todo cidadão que deseja prestar qualquer tipo de serviço remunerado para empresas.

Ainda que o trabalhador seja empregado doméstico, esse documento se faz obrigatório, pois nele são registradas informações importantes que garantem direitos e deveres ao prestador de serviço e também ao empregador.

Algumas das informações mais importantes que constam na Carteira de Trabalho Digital é a data de admissão, valor do salário mensal, função exercida pelo trabalhador, nome do empregador e demais dados referentes a este, assinatura do empregador, anotações referentes a férias, atualização salarial, contribuição ao sindicato da classe entre outros.

Anteriormente esses dados eram marcados na carteira de trabalho física, versão de capa azul e impressa em papel. Nela era possível fazer anotações a próprio punho usando caneta ou imprimir os dados e colar no documento.

Mas com a Carteira de Trabalho Digital isso mudou, pois agora a versão do documento em papel deixou de ser utilizado e entrou em uso um documento digital que pode ser acessado por celulares ou computador com acesso a internet.

Assim o trabalhador pode ter acesso às suas informações laborais através do seu aparelho celular sem a necessidade de consultar um documento físico.

tirar-carteira-de-trabalho-digital

Como fazer Carteira de Trabalho Digital

O Ministério da Economia visou modernizar o acesso às informações do histórico de trabalho dos trabalhadores brasileiros criando a versão Digital da Carteira de Trabalho.

É previsível que ao acontecer mudanças em qualquer sistema que esteja vigente, ocorram dúvidas aos usuários que estão acostumados com um modelo de acesso às suas informações e a boa notícia é que se você deseja saber como fazer Carteira de Trabalho Digital, esse procedimento é muito simples e rápido.

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

O documento é acessado através de um aplicativo disponível para os sistemas operacionais IOS e Android e além disso, também pode ser acessado via WEB através de um computador.

Para baixar o aplicativo não há custo algum e para os usuários de aparelhos celulares Android, é preciso acessar o Play Store. Já para os proprietários de celulares da Apple, é preciso acessar a App Store.

Caso o acesso seja feito de um computador, o endereço eletrônico é servicos.mte.gov.br.

carteira-de-trabalho-digital-como-funciona

Cadastro Carteira de Trabalho Digital

Antes de acessar a Carteira de Trabalho Digital é preciso se cadastrar no sistema acesso.gov.br que também é usado para ter acesso a Carteira de Habilitação Digital e demais informações sobre veículos.

A senha para acessar CTPS digital é a mesma usada no sistema acesso.gov.br.

No primeiro acesso, o aplicativo mostrará na tela inicial apenas as informações básicas do trabalhador, tai como nome completo, data de nascimento e as três últimas anotações na CTPS.

Para consultar todas as informações que constam no documento é preciso responder a um questionário composto por cinco perguntas referentes à vida laboral do trabalhador e é obrigatório acertar no mínimo quatro dessas perguntas.

Esse protocolo visa se certificar de que a pessoa acessando o documento é de fato o trabalhador e assim garantir a confiabilidade do usuário protegendo as suas informações.

Se algumas das respostas estiver errada, o questionário pode ser respondido novamente após um prazo de 24 horas.

O que muda com a Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital já existia desde o ano de 2017, mas não substituía a versão de papel do documento. A substituição ocorreu somente a partir de 2024, ano em que deixou de ser utilizada a versão física da CTPS.

Esse novo modo de acesso às informações do trabalhador trouxe algumas mudanças importantes:

  • O trabalhador tem facilidade ao acessar suas informações profissionais;
  • O trabalhador não precisa aguardar por atendimento para solicitar a emissão ou segunda vida de sua Carteira de Trabalho Digital;
  • O número da CTPS passa a ser o mesmo do CPF do profissional;
  • Maior agilidade no procedimento relacionado a contratação de trabalhadores;
  • Redução no tempo de atendimento ao trabalhador;
  • Agilidade para empresas e trabalhadores acompanharem e consultarem dados;
  • Maior agilidade nas informações repassadas ao Ministério da Economia.

Embora existam dúvidas sobre como funciona Carteira de Trabalho Digital, essa mudança trouxe benefícios para trabalhadores e empregadores ao facilitar o acesso às informações.



Equipe de Redação Direitos e FinançasRedação Direitos e Finanças

O site conta com profissionais especializados em Direitos e Finanças para trazer um conteúdo com extrema qualidade para você que busca informações sobre o PIS e outros benefícios trabalhistas.



De um Curtir Acima e Deixe um Comentário Abaixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *