Tirar Carteira de Trabalho Digital
Devido a atualizações feitas pelo ministério do trabalho e emprego, são muitas as dúvidas sobre como funciona a Carteira de Trabalho Digital.
Antes o processo envolvido em como fazer a carteira de trabalho era conhecida pelos trabalhadores que compareciam ao SINE, Sistema Nacional de Emprego, de sua cidade e solicitava o documento.
Depois disso, o trabalhador deveria apenas aguardar a data determinada para retirar o seu documento.
Porém recentemente ocorreram mudanças que visam otimizar os procedimentos e tornar muito mais fácil o acesso às informações do histórico de trabalho dos trabalhadores brasileiros através da Carteira de Trabalho Digital.
Carteira de Trabalho Digital Como Funciona
Para entender como funciona Carteira de Trabalho Digital é indispensável saber que esse documento, também conhecido como CTPS, é um documento obrigatório para todo cidadão que deseja prestar qualquer tipo de serviço remunerado para empresas.
Ainda que o trabalhador seja empregado doméstico, esse documento se faz obrigatório, pois nele são registradas informações importantes que garantem direitos e deveres ao prestador de serviço e também ao empregador.
Algumas das informações mais importantes que constam na Carteira de Trabalho Digital é a data de admissão, valor do salário mensal, função exercida pelo trabalhador, nome do empregador e demais dados referentes a este, assinatura do empregador, anotações referentes a férias, atualização salarial, contribuição ao sindicato da classe entre outros.
Anteriormente esses dados eram marcados na carteira de trabalho física, versão de capa azul e impressa em papel. Nela era possível fazer anotações a próprio punho usando caneta ou imprimir os dados e colar no documento.
Mas com a Carteira de Trabalho Digital isso mudou, pois agora a versão do documento em papel deixou de ser utilizado e entrou em uso um documento digital que pode ser acessado por celulares ou computador com acesso a internet.
Assim o trabalhador pode ter acesso às suas informações laborais através do seu aparelho celular sem a necessidade de consultar um documento físico.
Como fazer Carteira de Trabalho Digital
O Ministério da Economia visou modernizar o acesso às informações do histórico de trabalho dos trabalhadores brasileiros criando a versão Digital da Carteira de Trabalho.
É previsível que ao acontecer mudanças em qualquer sistema que esteja vigente, ocorram dúvidas aos usuários que estão acostumados com um modelo de acesso às suas informações e a boa notícia é que se você deseja saber como fazer Carteira de Trabalho Digital, esse procedimento é muito simples e rápido.
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
O documento é acessado através de um aplicativo disponível para os sistemas operacionais IOS e Android e além disso, também pode ser acessado via WEB através de um computador.
Para baixar o aplicativo não há custo algum e para os usuários de aparelhos celulares Android, é preciso acessar o Play Store. Já para os proprietários de celulares da Apple, é preciso acessar a App Store.
Caso o acesso seja feito de um computador, o endereço eletrônico é servicos.mte.gov.br.
Cadastro Carteira de Trabalho Digital
Antes de acessar a Carteira de Trabalho Digital é preciso se cadastrar no sistema acesso.gov.br que também é usado para ter acesso a Carteira de Habilitação Digital e demais informações sobre veículos.
A senha para acessar CTPS digital é a mesma usada no sistema acesso.gov.br.
No primeiro acesso, o aplicativo mostrará na tela inicial apenas as informações básicas do trabalhador, tai como nome completo, data de nascimento e as três últimas anotações na CTPS.
Para consultar todas as informações que constam no documento é preciso responder a um questionário composto por cinco perguntas referentes à vida laboral do trabalhador e é obrigatório acertar no mínimo quatro dessas perguntas.
Esse protocolo visa se certificar de que a pessoa acessando o documento é de fato o trabalhador e assim garantir a confiabilidade do usuário protegendo as suas informações.
Se algumas das respostas estiver errada, o questionário pode ser respondido novamente após um prazo de 24 horas.
O que muda com a Carteira de Trabalho Digital
A Carteira de Trabalho Digital já existia desde o ano de 2017, mas não substituía a versão de papel do documento. A substituição ocorreu somente a partir de 2024, ano em que deixou de ser utilizada a versão física da CTPS.
Esse novo modo de acesso às informações do trabalhador trouxe algumas mudanças importantes:
- O trabalhador tem facilidade ao acessar suas informações profissionais;
- O trabalhador não precisa aguardar por atendimento para solicitar a emissão ou segunda vida de sua Carteira de Trabalho Digital;
- O número da CTPS passa a ser o mesmo do CPF do profissional;
- Maior agilidade no procedimento relacionado a contratação de trabalhadores;
- Redução no tempo de atendimento ao trabalhador;
- Agilidade para empresas e trabalhadores acompanharem e consultarem dados;
- Maior agilidade nas informações repassadas ao Ministério da Economia.
Embora existam dúvidas sobre como funciona Carteira de Trabalho Digital, essa mudança trouxe benefícios para trabalhadores e empregadores ao facilitar o acesso às informações.